terça-feira, 6 de abril de 2010

Bioquímica - Aula Teórica 04 - Proteínas: estrutura e função

Alosteria
Alosteria é uma propriedade das proteínas em que um ligante dela terá efeito sobre outro. Ou seja, o fato de a esta proteína se ligar a alguma estrutura implica numa diferente afinidade para um próximo ligante.

Na propriedade alostérica, o primeiro ligante é chamado de modulador ou efetor alostérico.



Ligação do O2 x Ligação do CO

A afinidade da Hb e da Mb pelo CO é 200 vezes maior que a afinidade pelo O2. O heme livre, por sua vez, tem afinidade 25000 vezes maior pelo CO do que pelo O2.

A histidina distal influencia a afinidade.

A afinidade da Hb pelo O2 é modulada:

- pelo pH do meio

- pelo CO2, que afeta as características de ligação da Hb através da alteração do pH, segundo a seguinte fórmula:

CO2 + H2O <-> H+ + HCO3-

Efeito Bohr

Efeito do pH na ligação e na liberação do O2 na hemoglobina.

Quando o pH é mais elevado, a Hb tende a ligar-se ao O2 e a liberar prótons para o meio. Isso é importante para a entrada do oxigênio na molécula. Esse processo ocorre, portanto, nos pulmões.

De maneira contrária, quando o pH é mais baixo, a Hb tende a ligar-se aos prótons e a liberar O2 para o meio. Isso costuma ocorrer no metabolismo das células em geral.

Hemácias

São células sem núcleo e sem mitocôndria, responsáveis por:

- transporte de hemoglobina;

- fornecer a enzima anidrase carbônica para catalisar a reação CO2 + H2O <-> HCO3- + H+;

- tamponamento.


Como a Hb transporta H+ e dióxido de carbono, o transporte de oxigênio é afetado por esses fatores.

É bom saber que o H+ liga-se à Hb através de resíduos de AA enquanto o CO2 liga-se como um grupo carbamato ao grupo alfa-amino da extremidade amino-terminal de cada cadeia.

Efeito do 2,3-Bifosfoglicerato

O BPG liga-se no buraco que há entre as 4 subunidades da hemoglobina. As cargas do BPG interagem com as cargas dos AA, e dessa maneira se fixa no local propriamente dito.

Basicamente, o efeito do 2,3-bifosfoglicerato é a diminuição da afinidade da Hb pelo O2, funcionando como um modulador negativo.

O BPG estabiliza a forma desoxi, que é o estado tenso (T), logo ele não precisa ligar-se ao O2 para ficar estável, diminuindo assim a afinidade pelo mesmo.

A última coisa que deve-se lembrar é que a Hb fetal tem maior afinidade pelo oxigênio, e isso é de suma importância no desenvolvimento inicial do feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário